News

Lei Complementar 167/2019: um estímulo às startups

A Lei Complementar 167/2019 trouxe duas grandes novidades para empreendedores brasileiros. A primeira foi a criação da ESC (Empresa Simples de Crédito), cujo tema abordaremos em outro post. A segunda, que nos interessa aqui, foi a instituição do programa Inova Simples, que estabeleceu um regime especial simplificado que concede às iniciativas empresariais de caráter incremental ou disruptivo que se autodeclarem como startups ou empresas de inovação, tratamento diferenciado com vistas a estimular sua criação, formalização, desenvolvimento e consolidação como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

Os riscos da "pejotização" nas empresas após a Reforma Trabalhista

A ideia é sedutora, pois a empresa deixa de arcar com alguns encargos previdenciários e trabalhistas e o próprio empregado concorda com essa mudança, uma vez que, com a dispensa, ele pode sacar o FGTS e, não raro, recebe uma remuneração maior do que recebia como empregado. Ocorre que, na maioria dos casos, essa prática é considerada uma fraude e a Reforma Trabalhista não mudou isso.

MP 881: um novo rumo para a atividade empresarial

Seguindo as diretrizes da política econômica prometida por Bolsonaro, a Medida Provisória 881, publicada no dia 30/4, deve causar um enorme impacto nas relações empresariais. A MP mexe em diversos textos legislativos, desde normas civis, regulatórias, trabalhistas e fiscais, reescrevendo novos nortes para a economia: - Presunção de boa-fé dos particulares; - Intervenção mínima e excepcional do Estado sobre as atividades econômicas; - Presunção da liberdade de exercício da atividade empresarial.

Mundo digital: aspectos jurídicos do e-commerce

O mundo digital está em constante evolução e estar atento às exigências da legislação regulamentadora é imprescindível. As vendas on-line também devem seguir regras e respeitar legislações.

Rumo aos 20 anos

Esta jornada rumo aos 20 anos envolve muito mais do que talento e trabalho árduo, pois durante todo esse tempo a Bastos percebeu que a diferença está na motivação e no propósito de superar os limites que o talento impõe.

Gostaria de receber
nossos
newsletters?

Cadastre-se: