News

A possibilidade de reanálise contratual pela aplicação da teoria da imprevisão

Em momento pós-pandêmico, o Código Civil Brasileiro ganhou notoriedade com a teoria da imprevisão, expressamente tratada em seus artigos 478 a 480.

Novos modelos de certidões específicas disponíveis nas juntas comerciais

O Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, por meio da Instrução Normativa nº 88, de 2022, criou dois novos modelos de certidões para acesso às informações registrais das sociedades empresárias que tendem a facilitar e diminuir os custos envolvidos em operações de M&A, em especial na execução da due diligence.

STF afasta a incidência de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos do mesmo contribuinte

O Supremo Tribunal Federal já havia definido, em abril de 2021, que não incide ICMS na transferência de mercadorias de um estado para outro, entre estabelecimentos de um mesmo contribuinte, ao julgarem a Ação Direta de Constitucionalidade — ADC nº 49.

Violência doméstica e os reflexos no contrato de trabalho

Consta no art. 9º, §2º, inciso II da Lei 11.340/2006 que o juiz deverá assegurar à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, quando necessário o afastamento do local de trabalho, por até 6 (seis) meses.

Dependência química de um empregado: sua empresa está preparada para enfrentar isso?

Estudos comprovam: passar por uma pandemia transforma as pessoas. Muitas delas, por medo de adoecer, de perder a renda ou um ente querido, e até mesmo com receio no futuro de suas próprias vidas, buscam refúgio em álcool e outras drogas.

Gostaria de receber
nossos
newsletters?

Cadastre-se: