News

As mensagens de WhatsApp podem servir como prova judicial

As relações interpessoais estão cada dia mais virtualizadas. Por consequência, muitos litígios que são submetidos a processos judiciais acabam sendo arquivados por falta de prova testemunhal capaz de comprovar algum evento ou conversa que gerou o problema, seja uma relação entre representante comercial e empresa, algum vício no produto entre fornecedor e cliente etc.

Nesses casos, as provas são indispensáveis para vencer uma disputa judicial. As mensagens de WhatsApp, nesse aspecto, podem servir como prova importante e fundamental se utilizadas de forma correta, pois nelas estão registrados os conteúdos das conversas que poderão restabelecer a verdade dos fatos.

Para que as mensagens de WhatsApp sejam analisadas e registradas como provas, é necessário que elas tenham reconhecimento em um cartório, por meio de uma “ata notarial”. Nela, as mensagens, prints ou conteúdos extraídos da rede social serão lavradas pelo Tabelião de Notas e passarão a ter fé pública, o que significa dizer que tudo aquilo que ele certifica é presumido como verdadeiro para fins de prova judicial.