Têxtil

O setor têxtil é um ramo extremamente dinâmico, que necessita de constante acompanhamento, seja em decorrência da grande concorrência, oscilação do custo de matéria-prima, modalidades de venda dos produtos ou inadimplência de seus clientes. Para assegurar o bom andamento das atividades é imprescindível o apoio estratégico e a consultoria para assuntos relacionados aos procedimentos do negócio, com elaboração de pareceres técnicos, contratos, acordo de confidencialidade, avaliação de riscos e dispêndio financeiro.

Os contratos de facção têm gerado grandes dores de cabeça às indústrias do vestuário. Isso porque por vezes são os faccionistas os responsáveis por fazer a costura das peças, já que é uma atividade menos complexa, barateando o processo produtivo. No entanto, essa prática abre caminho para o pedido de responsabilidade subsidiária das verbas dos empregados das facções, e é aí que mora o perigo. Um contrato bem elaborado, somado à correta fiscalização de sua execução, é capaz de reduzir muito o risco trabalhista envolvido, por esse motivo é importantíssimo se cercar de boas práticas.

Além disso, em razão da importância do setor no âmbito nacional, sobretudo no estado de Santa Catarina, a indústria têxtil é beneficiada por benefícios fiscais – a exemplo do “crédito presumido têxtil” – que, quando utilizados apropriadamente, representam uma enorme vantagem competitiva.

Possuímos profissionais capacitados, acostumados a atender às demandas das empresas do setor têxtil auxiliando na implementação de reestruturações, compliance tributário e societário, operações de fusões e aquisições, consultoria jurídica nas relações cíveis, trabalhistas, tributárias e societárias.

Têxtil