News

A prevenção do passivo trabalhista através do treinamento das lideranças

Não é de hoje que se tem conhecimento de que as relações trabalhistas deixaram de ser uma responsabilidade exclusiva do setor de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos. Da mesma forma pode se dizer que não se pode (...)

Da não incidência de contribuição previdenciária sob os atos cooperados

A partir da edição da Lei n.º 9.876/99, as empresas foram compelidas ao recolhimento de tributo que onerou a modalidade de contratação de atos cooperados, uma vez que trouxe uma nova contribuição, exclusiva para os tomadores de serviços de cooperativas de trabalho. Não se trata de retenção, e sim a incidênciade uma nova contribuição. Contudo (...)

Mudança de alíquota do PIS vinda de decreto do Executivo é nula

PIS e Cofins estão fora do rol de tributos cujas alíquotas podem ser alteradas por decreto do Poder Executivo, segundo a Constituição Federal. Com esse entendimento, o juiz João Augusto Carneiro Araujo, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro, proibiu que a Receita Federal cobre PIS e Cofins sobre as receitas financeiras da Light (distribuidora de energia). A decisão anula, apenas (...)

Fazenda suspende 50 mil execuções de até R$ 1 milhão

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) decidiu suspender uma enxurrada de processos de execução fiscal. Foram mais de 50 mil nos últimos dois meses e a previsão é de se alcançar um milhão até o fim do ano. Todos envolvem dívidas tributárias de até R$ 1 milhão e devedores com patrimônio insuficiente para quitá-las. Isso não significa, porém (...)

Exclusividade em contrato verbal garante indenização a representante comercial

A contratação de outra empresa para atuar na mesma área de representação comercial pode ser entendida como rescisão imotivada de contrato e dar margem ao pagamento de indenização pela firma representada, desde que, à falta de ajuste escrito, a exclusividade seja provada por testemunhas ou (...)

Gostaria de receber
nossos
newsletters?

Cadastre-se: