News

O sócio que se afastou antes da dissolução irregular da empresa DEVE ou NÃO responder pelos débitos fiscais deixados?

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgarem os REsps 1377019/SP, 1776138/RJ e 1787156/RS (Tema 962), decidiram, por unanimidade, que o sócio-gerente, à época do fato gerador do tributo não pago, não deverá responder pelos débitos fiscais redirecionados aos sócios em razão de extinção irregular da sociedade (ou na presunção de sua ocorrência), desde que tenha se afastado regularmente em período anterior à dissolução.

Pandora Papers e empresas offshore: o que isso significa?

Pandora Papers se refere aos documentos vazados de empresas nas Bahamas, BVI e Panamá e revela mais de 330 políticos e empresários de todo o mundo que mantêm estruturas offshore nos chamados paraísos fiscais!

PGFN publica parecer favorável à manutenção do ICMS no cálculo dos créditos de PIS e de Cofins

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN se manifestou, por meio do parecer SEI nº 14.483/2021/ME, publicado ontem (29/9), de forma favorável aos contribuintes, afirmando que não será possível recalcular os créditos de PIS e Cofins, apurados na entrada, de forma a se retirar o ICMS de suas bases de cálculo.

Não haverá incidência de ITCMD nas transmissões de bens no exterior

Em 2015, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a repercussão geral dirimida em fevereiro deste ano (2021), vedando a cobrança do ITCMD sobre transmissões oriundas do exterior, nos moldes do artigo 155, §1º e III da CRFB/1988, enquanto não houver Lei Complementar (LC) para regular a matéria (Tema 845).

Reforma do Imposto de Renda é aprovada por maioria na Câmara

Na última quarta-feira, 1º/9, foi votada pelo plenário da Câmara dos Deputados a proposta de reforma do Imposto de Renda de Pessoa Física e Jurídica (PL nº 2.337/2021), a qual foi aprovada num resultado de 398 votos favoráveis e 77 contrários.

Gostaria de receber
nossos
newsletters?

Cadastre-se: