Frente a um cenário de inovações propostas pelo atual mercado de trabalho, em que cada vez mais se busca a liberdade econômica aliada com a livre iniciativa, muito se tem questionado se a Pejotização seria uma alternativa contratual segura para empresas e profissionais autônomos.
Um novo empregado necessita de tempo para se adaptar à filosofia da empresa, a sua cultura, a sua política de recursos humanos e a outros regramentos internos.
Recentemente, o CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) julgou um auto de infração lavrado contra a Honda Automóveis do Brasil LTDA. por divergência de entendimento quanto à classificação fiscal das centrais multimídia instaladas em seus automóveis.
Quando ocorre um acidente de trabalho, há quem questione a efetiva obrigação da empresa em emitir a CAT quando o evento não resultar em afastamento previdenciário do empregado.
O acordo de compensação é caracterizado pelo acréscimo de horas de trabalho na jornada diária, em contrapartida à diminuição da jornada em outro dia de trabalho.