News

Proteção de bens: entenda como garantir a segurança de seu patrimônio

Antecipar-se e planejar as medidas a serem adotadas para proteger o seu patrimônio são decisões inteligentes. Segurança patrimonial se refere às medidas implementadas para assegurar os recursos financeiros e o patrimônio físico, como estoques, veículos, equipamentos, instalações, recursos humanos etc.

Você pode proteger seu patrimônio através de mecanismos jurídicos e administrativos. Veja três formas de fazer isso:

 

Doação de bens 

É possível fazer a doação de bens em vida para herdeiros por meio do planejamento sucessório. Para isso, questões familiares envolvendo o patrimônio e a gestão dos negócios são encaminhadas antecipadamente por meio desse tipo de planejamento.

 

Usufruto

Uma doação feita em vida é chamada de usufruto e, nesse caso, o beneficiário não poderá vender, mas usufruir enquanto o doador estiver vivo. Quando ele falecer, quem recebeu a doação vai apresentar o atestado de óbito e dar baixa no usufruto, para passar o imóvel definitivamente para seu nome.

 

Holdings patrimoniais 

Essa é uma das medidas mais recomendáveis e utilizadas. São criadas duas empresas, a holding principal e a acessória. Com esse fracionamento, a gestão do patrimônio físico se torna mais eficaz. Além da segurança dos bens, a criação de holding dentro de um contexto maior de planejamento pode proporcionar vantagens também em outras áreas, como a tributária, por exemplo.

 

Veja um infográfico sobre Governança Corporativa Familiar.