News

A importância da implementação do Plano de Cargos e Salários

Você sabe o que é um Plano de Cargos e Salários? Tal plano consiste na composição de uma estrutura organizacional de carreira e detém critérios técnicos, objetivos e específicos que delimitam o patamar de crescimento profissional e base salarial do empregado.

É uma ferramenta muito eficaz, que se converte em diversos benefícios – tanto para o empregador quanto para o empregado –, benefícios esses que caminham juntos, formando um ciclo de equilíbrio, visto que a transparência das informações é o seu alicerce.

Sob o ponto de vista do empregador, ele se mostra essencial para compor um fluxograma remuneratório sólido e bem delineado, evitando questionamentos internos e futuras ações discutindo equiparação salarial e desvio de função.

Para as empresas que estão passando por Auditoria Trabalhista ou em fase de implementação do Compliance, ele auxilia na estruturação horizontal e vertical de todas as funções e cargos da empresa, com definição exata de atribuições, responsabilidades e deveres.

Além disso, o plano facilita na fase de contratação e retenção de talentos, já que serão selecionados candidatos extremamente qualificados e direcionados especificamente para a vaga divulgada, culminando numa contratação mais justa e efetiva.

Já sob o ponto de vista do empregado, a estruturação de Cargos e Salários é um atrativo profissional, pois gera motivação e perspectiva de crescimento profissional e sensação de valorização e pertencimento. Além do que, estando feliz, o empregado se torna mais produtivo e contagia os demais colegas de trabalho, propiciando um ambiente de trabalho competitivo, saudável e seguro.

Sendo assim, a implantação de um Plano de Cargos e Salários contribui significativamente para o crescimento mútuo da empresa e do empregado.

A sua empresa tem interesse na estruturação do Plano de Cargos e Salários? Em caso positivo, existem quatro principais etapas:

1. Avaliação dos cargos da empresa;

2. Análise dos salários praticados internamente e os de mercado;

3. Estruturação salarial;

4. Elaboração da política salarial personalizada.

Porém, mais do que saber o que é um Plano de Cargos e Salários e quais as suas principais etapas, a sua implementação exige muita pesquisa e dedicação para que tudo seja feito da forma correta.

Então, caso sua empresa deseje se adequar a essa realidade, procure um especialista no assunto para garantir uma prática de sucesso. Essa ferramenta pode ser um importante pilar estrutural, desenhando situações atuais e projetando crescimento futuro para o seu negócio!


DICA DO ESPECIALISTA – Por Julia Wolski Carneiro