News

Banco de horas: uma ferramenta para aumentar sua lucratividade

Sua empresa vem sofrendo com a falta de mão de obra? Em seu ramo de atuação existe sazonalidade? Seu negócio vem atrasando entregas pois sua equipe não consegue suprir a demanda de pedidos?

O BANCO DE HORAS PODE SER UMA OPÇÃO MUITO VIÁVEL!

O banco de horas é uma modalidade de compensação de jornada que substitui o pagamento do adicional de horas extras por folgas compensatórias ou diminuição de horas da jornada.

É uma forma de compensar o empregado pelas horas a mais em que ele trabalhou, com a correspondente redução da jornada quando solicitado e negociado com o empregador. É semelhante a um banco, em que, ao invés de dinheiro, são acumuladas horas de trabalho positivas ou negativas.

Os colaboradores podem, por exemplo, trabalhar horas a mais em períodos de alta demanda e folgar em épocas de baixa produção. Caso precise se ausentar do trabalho por algum compromisso, ele pode compensar essa ausência em outros dias, evitando descontos de sua remuneração.

Com a reforma trabalhista, o regime de banco de horas se tornou mais flexível e aberto a mais possibilidades, trazendo mais autonomia para a negociação entre empregador e empregado.

Os benefícios do banco de horas para a empresa são:

  • Redução de custos na folha de pagamento;
  • Flexibilidade para empresa e colaboradores;
  • Facilidade no trabalho do RH.


Outro ponto que também torna benéfico o banco de horas são os dias entre um feriado e o fim de semana ou uma saída mais cedo em épocas festivas. Quando a empresa adota esse modelo, pode combinar com os colaboradores que têm saldo positivo no banco uma folga na ponte de feriado.

E por falar em produtividade, a empresa começa a notar isso não somente no RH, mas no geral, afinal, colaboradores satisfeitos são funcionários mais engajados!

Para mais detalhes sobre a legislação atinente ao tema e esclarecimentos de dúvidas, consulte um advogado de sua confiança.

 

Bastos Esclarece – Por Elemar Dierschnabel