News

Investir no exterior não é mais um privilégio de grandes empresas ou empresários!

Enquanto o Brasil dá passos tímidos rumo à desburocratização, os mercados internacionais são oportunidades cada vez mais convidativas para investidores e empresas em expansão. Ter presença internacional é um facilitador para todo tipo de planejamento (investimentos, proteção patrimonial, sucessório etc.). Estes devem ser operados por meio de estruturas societárias estratégicas (Offshores, Trusts, Funds, Foundations, entre outras.) localizadas em países com tributação favorecida ou que possibilitem afastar a dupla tributação.


Antes privilégio exclusivo de grandes empresários ou empresas multinacionais, atualmente os países em geral, como o próprio mercado e os negócios internacionais, estão abertos a todos que, em maior ou menor grau, desejarem conhecer e explorar seus recursos e benefícios por meio de planejamento que viabilizará sua presença internacional.


A maior característica do planejamento internacional é sua necessária customização às necessidades do empresariado. Os principais elementos para a tomada de decisão compreendem análise do custo-benefício, considerando: jurisdição, carga tributária e despesas incidentes na implementação de estrutura internacional.


Países com tributação favorecida tendem a ter maior atratividade, mas cada jurisdição apresentará determinadas vantagens ou desvantagens, tendo por base o próprio plano de negócios, tipo de atividade ou investimento, ramo de atuação ou propósito, produto ou serviço, região de interesse em termos de constituição e atuação, obrigações acessórias e de compliance internacional, entre outros.


Todo planejamento requer atenção e cuidados. No âmbito internacional não é diferente. Para maior assertividade, deve-se contar com o acompanhamento de equipe especializada, apta a dar suporte jurídico e estratégico necessário. Esse acompanhamento se dá tanto na parte de planejamento e avaliação dos principais elementos para a tomada de decisão, como também na efetiva implementação da melhor estrutura societária internacional cabível, levando em conta as necessidades do empresariado para apresentar as melhores soluções sob medida.